Artigos

Todo mês estaremos disponibilizando um novo artigo sobre um assunto de interesse referente a alergia.

21/05/2024
RINITE VASOMOTORA – EPIGENÉTICA - RESPIRE NO MODO NORMAL
A rinite vasomotora é uma inflamação das membranas no interior do nariz, produzindo sintomas como, a congestão nasal nariz entupido, coriza aquosa, poucos espirros, pigarro na garganta e coceira de nariz.


15/04/2024
RINITE ALÉRGICA - É BOM RESPIRAR PELO NARIZ
Rinite alérgica é uma inflamação das mucosas do nariz, provocadas por substâncias inalantes como os alérgenos ou irritantes.


04/04/2024
METAPROGRAMA – UM SISTEMA INVISÍVIL QUE FUNCIONA
Os metaprogramas funcionam o tempo todo, nem sempre percebemos, mas somos avaliados pelos os outros, sem dizer nenhuma palavra. Vou contar do jeito que percebi como funcionam. Irei escrever somente três. Embora existam muitos.


13/02/2024
ASMA – TRATE A CAUSA, RESPIRE LIVREMENTE
Das doenças respiratórias crônicas a asma é uma das mais importantes pelo número de pessoas afetadas e dependendo da gravidade pode levar a morte. A asma é uma doença inflamatória, geralmente de natureza alérgica que afeta os brônquios.


27/11/2023
DORES MUSCULARES
Quando quaisquer células que geram desequilíbrio causam dor. A maioria são células do corpo são musculares por isso é 80% das dores são originadas nos músculos. As dores inflamatórias são em torno de 20%.


06/11/2023
MICOSE SUPERFICIAL
As infecções fúngicas ou micose que afetam o homem podem ser superficiais ou profundas. Trataremos algumas das superficiais que acometem a pele, mucosas, cabelos e unhas. Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses


04/09/2023
DOENÇA DE GRAVES – HIPERTIROIDISMO
Doença de Graves é uma doença autoimune, como o hipotireoidismo ambas geram uma disfunção na tireoide. A doença de Graves provoca atividade exagerada e no hipotireoidismo uma diminuição dos hormônios da glândula.


01/08/2023
HIPOTIROIDISMO VS TIREOIDITE DE HASHIMOTO
O hipotireoidismo e a tireoidite de Hashimoto são duas patologias de causas diferentes da tireoide. Ambas afetam a tireoide e praticamente tem muitos dos sintomas em comum.


03/07/2023
DOENÇA AUTOIMUNE: DOENÇA CELIACA
Uma reação a um alimento, além de desencadear uma reação alérgica ou intolerância também podem desencadear uma reação de autoimunidade.


02/06/2023
DIFERENÇA BÁSICA ENTRE GENÉTICA E EPIGENÉTICA - Parte III
Nos humanos também existem mecanismos epigenéticos associados ao desenvolvimento do embrião. A síndrome do X frágil é uma doença que causa ao portador retardamento mental, proporção facial anormal, como face alongada, orelhas grandes.


04/05/2023
DIFERENÇA BÁSICA ENTRE GENÉTICA E EPIGENÉTICA - Parte II
A metilção do DNA é a modificação epigenética mais bem estudada até o momento. Dentre os fatores epigenéticos, a metilação é o principal mecanismo epigenético


06/04/2023
DIFERENÇA BÁSICA ENTRE GENÉTICA E EPIGENÉTICA - Parte I
Genética é uma coisa e a epigenética é outra. O livro da vida é feito pela genética do cidadão, ou seja, o seu DNA. A epigenética geram os comportamentos que nos permitem adaptar no ambiente que vivemos.


06/03/2023
EPIGENÉTICA - EPIGENÉTICA, EMOÇÕES E DORES MUSCULARES
Genética é uma coisa e a epigenética é outra. O livro da vida é feito pela genética do cidadão, ou seja, o seu DNA. A epigenética geram os comportamentos que nos permitem adaptar no ambiente que vivemos.


02/02/2023
ALERGIA ALIMENTAR E DOENÇA AUTOIMUNE - Parte 2
A alergia alimentar (AA) e a doença autoimune (DA) são consideradas a epidemia da atualidade atingindo 10% da população mundial, sendo que AA afeta mais as crianças e DA mais os adultos.


03/01/2023
ALERGIA ALIMENTAR E DOENÇA AUTOIMUNE - Parte 1
Alergia alimentar (AA) é definida como uma resposta imune adversa, por anticorpos da classe IgE (IgE anticorpos da alergia) que pode ocorrer com determinados alimentos.


03/12/2022
TÉCNICA PARA CURAR CANDIDIASE VAGINAL
A infecção ocorre devido ao desequilíbrio da microbiota vaginal e aumento da quantidade de fungos do tipo Candida que pode estar relacionado aos maus hábitos de higiene, uso excessivo de antibióticos ou corticoides


01/11/2022
TÉCNICA PARA CURAR MICOSE DE PRAIA PITIRÍASE VERSICOLOR
Esta técnica está estruturada na física quântica, na teoria do ponto zero e na epigenética. Lembrando que o corpo humano é digital e as informações geradas por nós percorrem longas distâncias num estalar de dedos.


04/10/2022
TÉCNICA PARA CURAR MICOSE SUPERFICIAL
Esta técnica está estruturada na física quântica, na teoria do ponto zero e na epigenética. Lembrando que o corpo humano é digital e as informações geradas por nós percorrem longas distâncias num estalar de dedos.


03/09/2022
TOXINAS METAIS PESADOS, CHUMBO, MERCÚRIO, ARSÊNICO e OUTROS ...
Os metais pesados mais importantes são o chumbo, mercúrio, cádmio, alumínio e arsênico.


01/08/2022
TÉCNICA PARA CURAR VIROSES
Esta está técnica é usada por mim, desde que comecei a tratar gripe sazonal e funcionou muito bem. Depois empreguei para tratar outras viroses, como vírus da gripe e suas variantes


01/07/2022
TÉCNICA DO MEIO - Solução para as câimbras
Vou contar a minha experiencia na área em que atuo, a medicina, em particular alergia e imunologia. Lembrando o que aprendi no curso de medicina foram de grande valia.


01/06/2022
AS INFECÇÕES VIRAIS IMPACTAM SEU CORPO
A alimentação pode produzir mudança interessante em muitas pessoas, porém á vezes provocam alergia e doença autoimune ou pode mantê-las com saúde.


03/05/2022
ALERGIA: REFLUXO GASTROESOFAGICO, OBESIDADE, ANTI-ALÉRGICOS
Em meu consultório conversando com clientes, muitos deles usam antialérgicos e a maioria não percebem que estão ganhando peso. Faça a pergunta: quanto quilos aumentou depois que começou a tomar tal remédio?


01/04/2022
TOXINAS E MEDICAMENTOS
Os novos estudos da autoimunidade, falam que muitos aspectos dessas doenças podem ser revertidos, o que é uma boa nova. Se fala muito em genética, na minha opinião quando se fala nela temos uma situação cristalizada, ou seja, não existe cura clínica.


01/03/2022
DOENÇA AUTOIMUNE - O INIMIGO DENTRO DE VOCÊ
Uma doença que não tem cura como a doença autoimune faz o portador tremer, entrar em pânico, sentir fragilizado, dolorido, não consegue dormir, fica confuso e com fraqueza muscular


01/02/2022
INTESTINO DELGADO PODE SER A CAUSA DA AUTOIMUNIDADE?
A predisposição genética representa 25% da autoimunidade e 75% dependem do portador, ou seja, de você.


03/01/2022
NA FRONTEIRA DO AGORA: ALERGIA/DOENÇA E AUTOIMUNE
A alergia/doença autoimune pode provocar aumento de peso, cansaço, fadiga, doença emocional (depressão, ansiedade), dores (muscular, articulares, cabeça e estômago), pode afetar o sono


01/12/2021
PANORAMA - DOENÇA AUTOIMUNE
Cure o intestino: 80% do sistema imune está no intestino. O intestino é a sua porta de entrada da saúde; por isso, se ele não for saudável, o sistema imune também não o será.


03/11/2021
PANDEMIA - ALERGIA ALIMENTAR / DOENÇA AUTOIMUNE
A pandemia de alergia alimentar e doença autoimune nos últimos anos saíram do controle trazendo muito sofrimento ao portador e a família.


18/10/2021
DIAGNÓSTICO - ALERGIA ALIMENTAR / DOENÇA AUTOIMUNE
Nas alergias alimentares temos um grande problema o RAST apresenta em torno de 1% de positividade (valor médio), nesse caso não existe meios de comprovar o diagnóstico da imunidade celular, deficiência enzimática, intolerância e outras substâncias


04/10/2021
COMO O SISTEMA IMUNE EVOLUIU
Nos livros textos de imunologia temos duas linhas de defesa, o sistema imune adquirido e mais básica o sistema imune inato. O sistema imune inato atua diuturnamente para nos manter livre de doenças, apesar do nosso corpo ser exposto aos de germes.


01/09/2021
RESISTÊNCIA BACTERIANA - EXCESSO DE ANTIBIÓTICOS
Desde o início dos tempos sempre convivemos com vírus, bactérias, fungos e parasitas. Fomos adaptando, por meio do sistema imune que aprendeu a nos defender de germes patogênicos (que provocam doenças).


02/08/2021
SINDROME DA RESPOSTA INFLAMÓRIA SISTÊMICA
Síndrome da resposta inflamatória sistêmica [SIRS (Systemic Inflammatory Response Syndrome)] é o termo que se utiliza para descrever uma reação inflamatória generalizada


01/07/2021
SESSÃO PRESENCIAL OU À DISTÂNCIA
Como a estrutura do BodyTalK é baseado em epigenética e física quântica, a sessão pode ser feita na presença do paciente ou á distância.


01/06/2021
HISTÓRIA DO SISTEMA BODYTALK (1)
O BodyTalk é um sistema de cuidado da saúde simples e eficaz. Facilita o realinhamento de todos os sistemas energéticos do corpo, de acordo com a sua natureza.


01/06/2021
CORPO HUMANO E O INATO (SABEDORIA INTERNA) (2)
O BodyTalk é um sistema de tratamento do complexo mente-corpo e da consciência a partir de técnicas surpreendentemente simples, eficazes e seguras.


04/05/2021
EPIGENETICS - EOSINOPHILIC ESOPHAGITIS
The immune system has been defending us for 200,000 years. Over time, it has improved: the intestinal tract uses 10g of antibody per day to keep us alive;


01/04/2021
EPIGENÉTICA - ESOFAGITE EOSINOFILICA
O sistema imune nos defende há 200.000 anos. Com o tempo foi se aperfeiçoando: o trato intestinal usa por dia para nos manter vivos 10g de anticorpo. Apreendeu a nos defender infelizmente agride portador da esofagite eosinofílica.


02/03/2021
UMA PEQUENA HISTÓRIA DA COVID 19 ENTRE NÓS
Na minha família a grande maioria deles foi infectada pela covid-19 dentro de casa, nenhum foi parar no hospital; antes disso, seus sistemas imunes foram ativados por mim.


15/02/2021
EPIGENETICS: ASTHMA - COME TREAT THE CAUSE AND BREATHE FREELY
Going along with the subject I consider especially important, EPIGENETICS causing more diseases than GENETICS, as far as I know, genetic diseases are considered crystallized, that is, with no possibility of clinical cure.


02/02/2021
EPIGENÉTICA - ASMA - VENHA TRATAR A CAUSA E RESPIRAR LIVREMENTE
Continuo apresentado um assunto que considero muito importante, as causas EPIGÉTICAS que provocam mais doenças do que as de causas GENÉTICAS. Até onde sei as doenças de causa genética são consideradas cristalizadas, ou seja, clinicamente não tem cura.


04/01/2021
EPIGENETICS - VASOMOTOR RHINITIS
Here is the subject that I consider very important again, EPIGENETICS causing more diseases than GENETICS.


04/01/2021
EPIGENÉTICA - RINITE VASOMOTORA
A rinite vasomotora é uma inflamação das membranas no interior do nariz, produzindo sintomas com uma predominância da congestão nasal nariz entupido, coriza aquosa, poucos espirros, pigarro na garganta e coceira de nariz.


04/12/2020
EPIGENETICS - ALLERGIC RHINITIS
Today I am going to raise a very important subject, EPIGENETICS causing more diseases than GENETICS. As far as I know, genetic diseases are considered crystallized, that is, with no possibility of clinical cure.


01/12/2020
EPIGENÉTICA - RINITE ALÉRGICA
Hoje vou abrir um assunto que considero muito importante, as causas EPIGÉTICAS que provocam mais doenças do que as de causa GENÉTICA. Até onde sei as doenças de causa genética são consideradas cristalizadas, ou seja, clinicamente não tem cura.


03/11/2020
EVOLUÇÃO ANTIVIRAL
Todo ser vivo para continuar vivo deve obrigatoriamente adaptar-se no bioma em que vive. Muitas espécies deixaram de existir ao longo de milhões principalmente por catástrofes


03/11/2020
EVOLUCIÓN ANTIVIRAL
Todo ser vivo para seguir vivo debe adaptarse al bioma en el que vive. Muchas especies han dejado de existir por encima de millones, principalmente debido a catástrofes


03/11/2020
ANTIVIRAL EVOLUTION
Every living being must adapt to the biome in which it lives to remain alive. Many species, such as dinosaurs, have ceased to exist over millions, mainly due to catastrophes


05/10/2020
DERMATITE ATÓPICA
Dermatite atópica (eczema atópico) é considerada uma doença crônica de pele, geralmente a pele é pruriginosa


03/09/2020
ALERGIA - CUIDADOS
Quais os cuidados com a limpeza de casa ou produtos devemos evitar no dia-a-dia?


03/08/2020
RINITE VASOMOTORA (RVM)
Perguntas e Respostas


02/07/2020
RINITE ALÉRGICA - RESFRIADO QUE NUNCA ACABA
A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal. Os principais sintomas são coriza aquosa ou cor de clara de ovo, espirros em salva, coceira de nariz, garganta, olhos (vermelhidão) e ouvidos.


23/06/2020
VIROSES - TRATAMENTO E CURA - WHATS APP
Está é uma pequena contribuição na cura de viroses respiratórias. Agradeço todas a pessoas envolvidas e particularmente aqueles que tiveram a coragem de permitir seus nomes fossem publicados.


02/06/2020
CORONAVÍRUS - TRATAMENTO E CURA
Existem dois tipos de testes para covid 19: a) procura direta do vírus (infecção recente) e b) pesquisa dos anticorpos - 2 semanas depois da infecção tardia, ou seja, a pessoa curada. Lembrando que não existe 100% de acerto.


22/05/2020
CORONAVÍRUS - TRATAMENTO E CURA DA DOENÇA A IMUNIDADE
Eu pensei que o covid 19 (corona vírus) fosse uma virose simples, porém sua evolução está mostrando uma rápida propagação, então o número de afetados é maior e conseqüentemente o número de óbitos também.


01/05/2020
DENGUE - TRATAMENTO E CURA
No início todas as viroses tem sintomas muito parecidos entre si, a gripe, a dengue e o coronavírus apresentam sintomas difíceis de separar um do outro no início.


18/04/2020
CORONAVÍRUS - UM DILEMA
O maior dilema da nossa sociedade neste momento e o corona vírus (covid 19). Se pensarmos só no vírus afetamos a economia de morte, ocasionando o fechamento de empresas e a diminuição drásticas dos empregos.


02/04/2020
ASMA BRÔNQUICA - PERGUNTAS E RESPOSTA
A asma e uma doenc'a das vias aereas pulmonares caracterizada por obstruc'ao reversivel do fluxo respiratorio causado por inflamac'ao cronica dos bronquios.


23/03/2020
TRATAMENTO E CURA DAS VIROSES
Há 12 anos atrás aprendi a estimular o sistema imune para matar as viroses, as células do tipo linfócitos (ThKiller).


04/03/2020
RINITE, RESFRIADO, GRIPE, CORONAVÍRUS - SEMELHANÇAS
Rinites é a irritação e inflamação da mucosa nasal. Sintomas mais comuns: congestão nasal, coriza intensa, espirros, acúmulo de muco na garganta e atrás do nariz.


02/03/2020
MORTE POR CRISE DE ASMA AGUDA
Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 350 mil pessoas são internadas por causa da asma, sendo essa a terceira ou quarta causa de hospitalização pelo SUS.


03/02/2020
RINITE ALÉRGICA VS RINITE VASOMOTORA
Qual a diferença principal entre rinite alérgica e rinite vasomotora (RMV)? A rinite alérgica tem teste(s) alérgico(s) positivo(s) enquanto a vasomotora não.


03/01/2020
ALERGIA - DOENÇA SISTÊMICA
Alergia é considerada uma doença sistêmica, temos alergias respiratórias (asma, rinite, ...) e as alergias dermatológicas (urticária, dermatites, ...) e alergias provocadas por alimentos.


29/11/2019
CAUSAS DA TOSSE
A tosse é um reflexo vital para nossa sobrevivência, os motivos da tosse são vários, infecções vias aéreas (gripe, esfriado), inalação de gases irritantes e corpo estranho.


29/11/2019
Dermatite Atópica
A dermatite atópica é mais freqüente em crianças do que nos adultos, a coceira é um dos fatores mais importante ocasionando irritação da pele e eczema, estabelecendo assim um ciclo vicioso.


01/11/2019
DERMATITE ATÓPICA
Este diagrama esquadrinha as alergias de um modo geral, uma visão panorâmica.


01/11/2019
MORTE POR CRISE DE ASMA AGUDA
A morte de Fernanda Young por crise de asma reforça o alerta dos cuidados com á asma. Segundo dados do Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 350 mil pessoas são internadas por causa da asma


02/10/2019
TRATAMENTO COM MEDICAMENTOS - CRISES
tratamento de asma e rinite alérgica é feito com medicamentos para impedir ou combater as crises.


02/10/2019
INCIDÊNCIA DA RINITE ALÉRGICA
Nos dias atuais a incidência da rinite varia de 25-30% nas crianças e adolescentes (dados da ASBAI). No Brasil estima-se que existam entre 55.000.000 - 66.000.000 de pessoas afetadas


02/09/2019
ASMA BRÔNQUICA
A asma é uma doença inflamatória, geralmente de natureza alérgica que afeta os brônquios. Diversos estímulos podem desencadear crises de "chio de peito", sua denominação popular é bronquite ou bronquite asmática.


02/09/2019
MICROBIOTA
A Microbiota humana é constituída de milhões de seres vivos (bactérias, fungos e vírus) convivem em simbiose conosco. Tais seres microscópicos estão distribuídos em todas as partes do corpo dentro e fora dele.


02/08/2019
RINITE, RESFRIADO, GRIPE - DIFERENÇAS
Rinite é a irritação e inflamação da mucosa nasal. Sintomas mais comuns: congestão nasal, coriza intensa, espirros, acumulo de muco na garganta e atrás do nariz.


02/08/2019
TOSSE AGUDA E CRÔNICA
Qual é finalidade da tosse? A tosse é um processo natural do corpo que ajuda a manter as vias aéreas permeáveis, ou seja, livres de agentes irritantes e partículas.


01/07/2019
RINITE VASOMOTORA TEM CURA?
O tratamento da rinite vasomotora é feito da seguinte maneira: uma história detalhada da patologia, os interferentes (substâncias que prejudicam o portador), testes alérgicos (adaptados para todo o Norte do Paraná).


01/07/2019
EPIGENÉTICA E ALERGIA
Chamamos de doenças genéticas aquelas em que ocorre alteração no DNA da pessoa, são de caráter hereditário, isto é, passadas de pai para filho. Geralmente estas mutações podem ocorrer ao longo de muitas e muitas gerações.


14/05/2019
RINITE ALÉRGICA TEM CURA?
Quem acompanha no meu site, agora tenho a honra de comunicar e quebrar a grande barreira do não tem cura. Isto é que todos ouvem quando alguém tem rinite alergia, pois bem agora tem.


14/05/2019
ASMA BRÔNQUICA TEM CURA?
Quem me acompanha no meu site, agora tenho a honra de comunicar você a quebra do grande paradigma do não tem cura. Isto é que todos ouvem quando se tem asma brônquica, pois bem agora tem.


13/02/2019
ALERGIA RESPIRATÓRIA TÊM CURA, TEM!
Quem acompanha meu site, agora tenho a honra de comunicar e quebrar a grande barreira do não tem cura. Isto é que todos ouvem quando se tem asma brônquica, rinite alergia, rinite vasomotora (este é pior) e dermatite atópica, pois bem agora tem.


02/01/2019
SISTEMA IMUNE - POR QUE PRECISAMOS DE UM
O nosso sistema imune é um vasto sistema de células e tecidos espalhados por todo o corpo com objetivo de nos proteger de invasões de microrganismos.


01/11/2018
NOSSA MICROBIOTA - BEBÊ SAUDÁVEL
Enquanto o bebê esta útero e também livre de microrganismos. Durante o nascimento, via canal vaginal, o recém-nascido recebe de sua mãe o inicio dos microrganismos mutualistas


03/09/2018
ALERGIA ALIMENTAR: ALÉRGENOS
Estudos de biologia molecular documentam que vários alérgenos podem produzir reações cruzadas entre os alimentos.


03/09/2018
ESOFAGITE EOSINOFÍLICA
A esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença crônica do esôfago mediada pelo sistema imune, caracterizada clinicamente por disfunção esofagiana e histologicamente caracterizada por predominância de eosinófilos


02/08/2018
ALERGIA ALIMENTAR: SISTEMAS DE DEFESA
A grande dificuldade diagnóstica da alergia alimentar vem da complexidade do sistema de defesa e de nutrição do nosso corpo.


27/06/2018
ALERGIA ALIMENTAR: MAMÃE QUE AMAMENTAM
Eu tenho falado para as mamães que me procuram e dizem que quando amamentam não podem tomar leite de vaca (por orientação), pois podem provocar alergia no bebê. O que não é verdade.


01/06/2018
ALERGIA ALIMENTAR: EPIDEMIOLOGIA
Os dados sobre a prevalência de alergia alimentar, ao redor do mundo, varia de acordo com os hábitos alimentares de uma população em estudo.


02/05/2018
ALERGIA ALIMENTAR: CLASSIFICAÇÃO
Alergia alimentar é definida como uma resposta imune alterada, que ocorre após a ingestão e/ou contato com determinados alimentos.


05/04/2018
ALERGIA TEM CURA?
Quando eu era acadêmico de Medicina e depois como médico sempre ouvi dizer que alergia tem tratamento mas não cura. Esta crença ainda permanecerá durante muitos anos, embora na minha opinião alergia tem tratamento e cura.


02/03/2018
DERMATITE ATÓPICA 4
A paciente apresenta dermatite atópica, afetando principalmente as dobras dos braços e pernas. As crises de coceira são moderadas.


07/02/2018
DERMATITE ATÓPICA 3
A paciente apresenta dermatite intensa, afetando as dobras de braços, pernas, face e pescoço, as crises são constantes. A coceira atinge o corpo inteiro, apresenta insônia.


08/01/2018
DERMATITE ATÓPICA 2
Paciente apresenta uma história de Dermatite atópica desde de 1 ano. As lesões são descamativas, afetando todo o corpo.


07/11/2017
COCEIRA
A coceira (prurido) instintivamente leva a pessoa a coçar. Quando a coceira é intensa e persistente a pele fica avermelhada (rubor).


04/10/2017
EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS
Um efeito adverso é qualquer efeito não-esperado de um remédio. As reações adversas também podem ocorrer pela interação entre diferentes tipos de medicamentos.


04/08/2017
EFEITO ADVERSO POR MEDICAMENTO
Paciente apresentou uma reação cutânea, generalizada, pruriginosa (coceira) provavelmente por cetoconazol, pois era o único medicamento em uso.


03/07/2017
TRATAMENTO IMUNOTERAPICO E EPIGENÉTICO
A cliente apresenta um quadro de rinite alérgica desde a infância, nas crises apresentava espirros em salva, coriza aquosa, nariz entupido, coceira nos olhos, as crises diminuíram ao longo do tempo, atualmente apresenta 1 ou 2 crises por ano.


03/05/2017
URTICÁRIA e DERMOGRAFISMO - EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO
As urticárias surgem na pele, de repente, os vergões geralmente são vermelhos, saltados, provocam muita coceira (prurido).


04/04/2017
PROBLEMAS E SOLUÇÕES - DOIS
O que afinal o médico trata? Na minha opinião o médico ainda trata as pessoas e não exames. Uma história clínica bem feita ajuda no diagnóstico e desta maneira utilizar outros recursos quando for necessário.


08/03/2017
PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Existe teste alérgicos para todas as substâncias? É muito comum os clientes virem ao meu consultório com esta ideia na cabeça. Infelizmente a resposta é não.


02/02/2017
ADITIVOS ALIMENTARES
Os alimentos em geral são sempre responsabilizados com agentes causais de uma serie de patologias, tanto pelos pacientes como por profissionais fora da área da alergia.


02/01/2017
AS DIFERENÇAS ENTRE AS ALERGIAS ALIMENTARES
As reações adversas a alimentos correspondem a qualquer reação percebida pela pessoa após a ingestão de um alimento. Muitos são os mecanismos pelo quais um alimento possa causar algum tipo de manifestação clínica, incluindo o alérgico.


05/12/2016
ALERGIA AO AMENDOIM
O amendoim geralmente é confundido com uma castanha, mas não é. Pertence à família das leguminosas como, a ervilha, lentilha, feijão e soja.


03/11/2016
REATIVIDADE CRUZADA ENTRE FRUTAS E LÁTEX
A reatividade cruzada ocorre quando existem alérgenos em comuns entre diferentes espécies de vegetais. A reatividade cruzada depende do seguinte; a) a resposta imune; b) tipo e intensidade da exposição ao alérgeno e c) natureza do alérgeno;


03/10/2016
ALERGIA A OLEAGINOSAS
Entre nós são raras as alergias pelas oleaginosas. Quando uma pessoa torna-se alérgica a alergia pode persistir pelo resto da vida e entorno de 20% das pessoas alérgicas desenvolvem tolerância.


01/09/2016
ALERGENOS PRESENTES NAS FRUTAS E VEGETAIS
As manifestações clínicas da alergia a frutas e legumes resultam da sensibilização primária aos alérgenos do próprio alimento.


01/08/2016
O INTESTINO FORA DE CONTROLE
As causas mais comuns são as infecções provocadas por vírus, bactérias, parasitas provocando gastroenterite  tipo de inflamação aguda que compromete o sistema gastrointestinal.


01/07/2016
ALERGIA A OLEAGINOSAS
Entre nós são raras as alergias pelas oleaginosas. Quando uma pessoa torna-se alérgica a alergia pode persistir pelo resto da vida e entorno de 20% das pessoas alérgicas desenvolvem tolerância.


01/06/2016
ALERGIA A PEIXES, CRUSTÁCEOS e MOLUSCOS
Os crustáceos e os peixes estão entre o 4 grupos de alimentos que mais provocam choque anafilático mundialmente. O numero de casos depende do consumo do peixe, crustáceos e moluscos.


02/05/2016
HISTORIA NATURAL - ALERGIA A SOJA
Na população em geral a prevalência da alergia à soja ainda não esta bem estabelecida, porem estima-se em torno 0,5%. Nas crianças com dermatite atópica 6%


01/04/2016
ALERGIA AO TRIGO
As reações adversas relacionadas ao trigo diferem de acordo com a via de exposição ao alérgeno. Reações do tipo imediato (anticorpo IgE) como urticária, asma do padeiro (desencadeada por inalação de proteína do trigo) e choque anafilático.


02/03/2016
ALERGIA AO OVO DE GALINHA (AOG)
AOG inicia-se nos dois primeiros anos de vida. A maior incidência a AOG é nas crianças até 3 anos de idade gira em torno de 2%. Nas crianças com dermatite atópica a incidência AOG aumenta um pouco mais, em torno de 3%.


02/02/2016
HISTORIA NATURAL ALERGIA AO LEITE DE VACA
O portador da alergia ao leite de vaca (LV) vai diminuindo a sua sensibilidade com o passar do tempo. A incidência da ALV gira em torno de 8% e diminui na vida adulta para 1-2%, ou seja, as pessoas alérgicas vão ficando todas mais tolerantes.


04/01/2016
DIAGNÓSTICO DAS REAÇÕES ALÉRGICAS AOS ALIMENTOS
A alergia alimentar é superestimada pela população e profissionais da área de assistência médica, levando a dietas de exclusão restritivas.


03/12/2015
FISIOPATOLOGIA - ALERGIA ALIMENTAR
O Aparelho digestivo é simplesmente espetacular, pois processa todos os alimentos ingeridos. Absorve os nutrientes e água para em seguida eliminar os dejetos. Podemos dizer que é o tubo mais inteligente que conhecemos.


09/11/2015
MANIFESTAÇÕES DAS REAÇÕES ADVERSAS AOS ALIMENTOS
As manifestações clínicas das reações adversas aos alimentos são muito variadas, podem ocorrer em minutos ou demorar dias após a ingestão do alimento. Podem acometer a pele, o sistema respiratório, gastrointestinal e nos casos graves o cardiovascular.


07/10/2015
Reações Adversas aos Alimentos
Alergia Alimentar faz com que transito intestinal fique acelerado (diarreia) e com isto as crianças entram em desnutrição (dependendo do tempo da diarreia) ou apresentam reações graves como choque anafilático ou crise de asma de difícil tratamento.


13/08/2015
SINUSITE ALÉRGICA
Na sinusite, os sintomas mais frequentes são congestão nasal, pressão facial, tosse e secreção nasal espessa. As cavidades ocas da face (seios da face), localizados nas maçãs do rosto, ao redor dos olhos e atrás do nariz.


10/07/2015
PANORAMA DAS RINITES: RINITE ALÉRGICA
O portador de uma rinite alérgica, o seu sistema imune erroneamente identifica uma substância normalmente inofensiva como um inimigo. Esta substância é chamada de alérgeno.


02/06/2015
ALERGIA AOS BICHOS DE ESTIMAÇÃO (PETS)
Muitas famílias tem animais de estimação em casa, a maioria deste animais são cães e gatos. Muitos donos tem rinite alérgica devido aos seus animais.


04/05/2015
ALÉRGENOS DENTRO DE CASA
No mundo todo, as crises de asma e rinite alérgica podem ocorrer durante o ano todo, os sintomas são desencadeados pelos alérgenos.


01/04/2015
ALERGIA A FUNGOS DO AR
Os minúsculos esporos dos fungos flutuam pelo ar. Gostam de ambientes úmidos e precisam de quatro coisas para crescer: alimento, ar, temperatura e umidade. Os mofos podem ser encontrados ao ar livre, nas casas ou em qualquer edifício.


10/03/2015
CONJUNTIVITE ALÉRGICA
A conjuntivite alérgica ou alergia ocular geralmente pode acompanhar a pessoa portadora de rinite alérgica.


02/02/2015
O QUE FAZ UMA PESSOA COÇAR?
A coceira pode apresentar muitas causa diferentes, incluindo alergias, picadas de insetos, medicamentos, adoçantes, doenças metabólicas (diabetes), parasitose (sarna, piolho), infecções cutâneas, pele seca ou outras doenças.


05/01/2015
ALERGIAS CUTÂNEAS
A irritação da pele pode ser provocada por diversos fatores. Os fatores podem ser alérgico, metabólico, medicamentoso, adoçantes artificiais e infecções.


01/12/2014
ALERGIA ALIMENTAR E AS COMEMORAÇÕES
Aniversário, casamento, churrascada e comemoração de modo geral são eventos alegres e divertidos.


01/11/2014
PANORAMA - ALERGIA ALIMENTAR
Uma pessoa com alergia alimentar, o sistema imune dela reage de modo exagerado a uma proteína específica encontrada no alimento. Os sintomas podem ocorrer quando a pessoa entra em contato com quantidade pequena do alimento.


02/10/2014
AS TENDÊNCIAS PARA O TRATAMENTO DAS ALERGIAS
Para entender o futuro, ás vezes, temos que voltar ao passado. Os extratos alêrgênicos da decada de 70 eram feitos de materiais crus, de forma bruta colhidos nas residências. Para fazer a vacina evitava a poeira de residências que tinham animais ou pássar


01/09/2014
EXISTE PREVENÇÃO PARA AS ALERGIAS?
Esta é uma pergunta muito comum feita pelos pais. Os cientistas médicos tem estudado uma forma de reduzir a resposta imune infantil para evitar o risco de sensibilização ao alérgeno


04/08/2014
LIDANDO COM AS ALERGIAS 2
Vou discutir alguns aspectos de como é importante evitar o(s) alérgeno(s) específico(s) responsável(is) pela doença alérgica. A primeira consideração no tratamento do paciente com alergia alimentar.


01/07/2014
LIDANDO COM AS ALERGIAS
diagnóstico preciso do(s) alergeno(s) responsável(is) pela doença alérgica permite selecionar as terapias alérgeno-especifica(s), bem como evitar os alérgenos e usar a terapia mais adequada para um dado paciente.


02/06/2014
PESQUISA DOS ANTICORPOS IgE ESPECÍFICO
O diagnóstico preciso da doença alérgica é feito pela história, sinais e sintomas mais os testes alérgico para identificar os alérgenos causadores da alergia. Uma vez feito isto, determina o tratamento mais adequado ao paciente.


15/05/2014
PONTOS IMPORTANTES PARA O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS ALÉRGICAS
A Clínica de Alergia Respiratória coloca ao(s) alérgico(s) e seus familiares uma orientação para que os ajude entender, e assim, procurar o auxílio mais adequado a cada caso.


02/05/2014
REAÇÕES ALÉRGICAS A MEDICAMENTOS UMA VISÃO GERAL
A reação adversa aos medicamentos é muito comum e cada vez mais frequente. Cada um de nós reage de maneira diferente ao mesmo remédio.


01/04/2014
REAÇÃO ALÉRGICA A MEDICAMENTOS
A reação adversa aos medicamentos é muito comum e cada vez mais frequente. Cada um de nós reage de maneira diferente ao mesmo remédio.


05/03/2014
ASMA, BRONQUITE AGUDA E CRÔNICA E TUBERCULOSE
Neste grupo de doenças, ás vezes, muitas vezes confundidos entre si. Doenças distintas necessitam de cuidados e tratamentos diferentes, específicos.


31/01/2014
RINITE VASOMOTORA E RINITE ALÉRGICA
Os dois tipos de rinite são clinicamente muito parecidas, porém as causas e os tratamentos são diferentes. O que diferencia uma da outra é que a rinite alérgica apresenta teste alérgico cutâneo positivo e a vasomotora não.


02/01/2014
REAÇÃO AO VENENO DE INSETOS
O que causa o veneno de insetos? Lembramos que existe na natureza um número incontável de diferentes espécies de insetos. Do ponto de vista da alergia são importantes os insetos que sugam ou que injetam veneno nas pessoas.


02/12/2013
ALERGIA ALIMENTAR: A DOENÇA DO NOVO MILÊNIO? 2 de 2
A maioria das reações alérgicas a alimentos geralmente é relacionada às reações tardias, portanto é difícil correlacioná-la com o alimento que a produz.


01/11/2013
ALERGIA ALIMENTAR: A DOENÇA DO NOVO MILÊNIO?
No dia-a-dia do meu consultório ouço com frequência o cliente dizer Sabe, doutor tenho uma alergia alimentar. O que na maioria das vezes isto não se confirma


01/10/2013
Existe teste alérgico para tudo?
Meu caro leitor, esta pergunta sempre me fazem. Existe teste alérgico para todas as substâncias? A resposta para está pergunta é NÃO.


03/09/2013
SINDROME DE ADAPTAÇÃO GERAL
Caro leitor continuamos nessa área complicada e fascinante, para entender como nosso sistema nervoso funciona como desencadeador das alergias e de tudo mais o que acontece conosco, de bom ou de ruim.


02/08/2013
ESTRESSE, SISTEMA IMUNE E ALERGIA
Vamos falar um pouquinho de fisiologia para entender como o estresse ocorre. O cérebro foi originalmente criado para lidar com situações potencialmente grave como enfrentar um animal selvagem.


02/07/2013
ALERGIAS E PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
Meu caro leitor, vamos entrar numa área complicada, as pessoas acham que seus problemas emocionais interferem na sua alergia. Esta é uma área fácil de ser acusada de ser responsável pela alergia


03/06/2013
CONJUNTIVITE ALÉRGICA
A conjuntivite alérgica é a inflamação da conjuntiva(a parte branca dos olhos) e parte interna das pálpebras. É caracterizada pela coceira...


06/05/2013
SINUSITE AGUDA E CRÔNICA, SOLUÇÕES
As cavidades paranasais (seios nasais) são espaços cheios de ar no crânio, quando saudáveis são revestidos por membranas mucosas e não contém nenhum agente infectante.


02/04/2013
QUAL A CAUSA DA RINITE?
A ideia aqui é traçar um panorama para que o leitor interessado tenha uma ideia do que causa estas doenças e como procurar ajuda para resolvê-las.


02/04/2013
Alerta Sobre a Alergia Alimentar
"Alergia alimentar - um problema de saúde global crescente", e desenvolverá ações de conscientização à população no Brasil.


01/03/2013
VACINA ANTIALÉRGICA: A RESISTÊNCIA AO TRATAMENTO ESTÁ DIMINUINDO
O tratamento com vacina alérgica diminui os custos médicos no tratamento hospitalar e ambulatorial tanto para os adultos como para as crianças com rinite alérgica e/ou asma brônquica.


01/02/2013
TESTE ALÉRGICO: O INÍCIO DA SOLUÇÃO
Um teste combinado com o conhecimento do seu alergista pode fornecer informações preciosas de sua alergia. Lembrando que o teste alérgico deve sempre ser feito após a história clínica de sua alergia


02/01/2013
IDES: REAÇÃO ALÉRGICA Á FUNGOS A DISTÂNCIA
Os fungos podem infectar qualquer parte do corpo e os fungos que infeccionam a pele são muito difíceis de serem eliminados e com o tempo (geralmente anos) começam a manifestar como reações alérgicas.


06/12/2012
IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA
A vacina antialérgica é de fundamental importância no tratamento e na solução das alergias respiratórias.


01/11/2012
VACINA ANTIALÉRGICA  UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA IMUNOTERAPIA ANTIALÉRGICA
A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira, emanações de bicho de estimação, fungos-do-ar, polens, veneno de abelha, formiga lava-pés...


28/09/2012
TRATAMENTO DAS CRISES E DA(S) CAUSA(S) RINITE ALÉRGICA E NÃO-ALÉRGICA
A rinite alérgica e a não-alérgica tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante e perda de produtividade (faltas à escola e ao trabalho).


23/08/2012
ALERGIA E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Alergia e intolerância alimentar são duas patologias diferentes, que podem ter como causa um mesmo alimento como exemplo o leite de vaca. O sintoma principal nas duas condições é o aumento do transito intestinal, causando diarreia.


31/07/2012
PRURIDO PROVOCADO POR MEDICAMENTOS (coceira)
A paciente VH de 41 anos me procurou com muita coceira e apesar de todos os tratamentos antialérgicos que fez continuava sendo atormentada pela coceira há 2 anos. Há 30 dias a coceira tinha se tornado insuportável.


06/06/2012
RINITE ALÉRGICA E NÃO-ALÉRGICA
A rinite alérgica e a não-alérgica tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante, perda de produtividade (faltas à escola e ao trabalho).


08/05/2012
O QUE CAUSA URTICÁRIA: DIAGNÓSTICO
Urticária é popularmente conhecida como empolamento geralmente aparece de repente. As crises podem começar com urticárias e coceira de pele.


11/04/2012
TINEA CRURIS - MICOSE DA RAIZ DA COXA
A tinea cruris geralmente começa na prega inguinal podendo atingir a raiz da coxa, períneo, nádegas e região pubiana.


01/03/2012
EFEITO ADVERSO A MEDICAMENTO 3/3
No final da tarde de 5 de abril de 2004, a paciente EMO de 50 anos diabética, veio ao meu consultório com um rash cutâneo generalizado com evolução de 2 dias.


01/02/2012
EFEITO ADVERSO A MEDICAMENTOS - LESÕES CUTÂNEAS 2/3
As reações adversas a medicamentos constituem um problema no dia-a-dia do alergista. Muitas dessas reações são causas de internação hospitalar e muitos dos acometidos morrem.


02/01/2012
EFEITO ADVERSO A MEDICAMENTOS - LESÕES CUTÂNEAS
As reações adversas a medicamentos constituem um problema no dia-a-dia do alergista. Muitas dessas reações são causas de internação hospitalar e muitos dos acometidos morrem.


28/11/2011
Ptiriase versicolor: Micose superficial
Pitiríase versicolor (PV) é uma infecção provocada pela Malassezia furfur (fungo) caracterizada por alterações na pigmentação da pele (veja fotos).


26/10/2011
ERITEMA FIXO
O eritema fixo é uma reação alérgica que apresenta uma ou mais manchas ovais como reação a exposição sistêmica a um medicamento.


03/10/2011
URTICÁRIA CRÔNICA POR AGENTE FÍSICO
A Urticária pode ser desencadeada por agente físico como, pressão, calor, frio, sol ou água. O dermografismo aparece alguns minutos após a coçadura da pele e a tendência da erupção é linear seguindo o caminho dos dedos.


01/09/2011
URTICÁRIA CRÔNICA
A urticária é considerada crônica quando as manifestações clínicas ultrapassam 6 semanas. Quando as causa da urticária não é identificada, neste caso, é chamada de urticária idiopática.


01/08/2011
URTICÁRIA AGUDA
A urticária Ao exame médico (exame físico) aparece em forma de pápulas (vide fotos), geralmente coçam e podem ser pequenas (1-2 mm) ou grandes (maiores que 10 cm).


01/08/2011
Angioedema hereditário
O angioedema hereditário é uma doença resultante do distúrbio nos sistemas do complemento, coagulação e calicreina-bradicinina. O angioedema hereditário (AEH) é uma doença genética, caracterizada por crises agudas, recorrentes e espontâneas de edema


05/07/2011
DERMATITE DE CONTATO AGUDA - HENA
Henna é um extrato da planta Lawsonia inermis, originaria da África e Índia. O extrato da planta é usado como corante para cabelos e unhas, bem como para tatuagens decorativas.


01/06/2011
CATAPORA
A catapora (varicela) é uma doença viral contagiosa da infância (2-8 anos) que se manifesta por meio de lesões da pele. Era uma doença comum da infância antes do advento da vacina, tem caráter benigno.


02/05/2011
REAÇÃO ALÉRGICA A PICADA DE INSETOS SUGADORES
As manifestações alérgicas a picadas de insetos sugadores afetam mais as crianças e raramente os adultos. Podemos fazer uma série de medidas para minimizar a exposição a eles.


01/04/2011
BICHO GEOGRÁFICO
Bicho-geográfico é o nome popular da larva migrans cutânea, é causada pela penetração de larvas de parasitas intestinais de cão e gato na pele humana, sendo o parasita mais importante o Ancylostoma brasiliensis.


02/03/2011
GRANULOMATOSE ALÉRGICA (SÍNDROME DE CHURG-STRAUSS)
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem os fatores não-alérgicos. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante e perda de produtividade.


03/02/2011
SINUSITE FUNGICA ALÉRGICA (SFA)
A SFA vem sendo reconhecida como uma importante causa de rinossinusite crônica e existe no meio médico uma grande preocupação com essa doença.


03/01/2011
GRAVIDADE DAS RINITES
Rinite alérgica perene ocorre durante todo o ano e a rinite alérgica sazonal ocorre durante a época de floração de uma planta na qual a pessoa é sensível. Nesta estação, as plantas liberam de seus polens com a finalidade de reprodução.


02/12/2010
DISFUNÇÃO DOS CORNETOS
Todas as pessoas têm disfunção dos cornetos em algum momento da vida. Os sintomas da disfunção dos cornetos variam desde o congestionamento leve até a obstrução nasal total.


01/11/2010
POLIPOSE NASAL
Pólipo nasal ou carne esponjosa como é popularmente conhecida. Pode prejudicar a qualidade de vida da pessoa mais do que a rinite alérgica. Os pólipos nasais são moles, gelatinosos e crescem dentro do revestimento dos seios da face e do nariz.


01/10/2010
RINITE ALÉRGICA NA CRIANÇA
A rinite alérgica (RA) é uma doença comum, o seu impacto na qualidade de vida da criança é importante e deve ser levado em consideração.


01/09/2010
RINITE-NÃO ALERGICA
A rinite não-alérgica é uma síndrome resultante da inflamação nasal provocada por diversas substâncias ou doenças. Esta síndrome é diferente da rinite alérgica que é mediada por anticorpos da alergia (IgE).


02/08/2010
RINITES: AVALIAÇÃO CLINICA
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante.


01/07/2010
RINITE ALÉRGICA: ALÉRGENOS E POLUIÇÃO
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existe as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante, perda de produtividade.


01/06/2010
TRATAMENTO DAS RINITES
O tratamento das rinites é considerado um desafio, pois além do processo alérgico existem as causas não-alérgicas. A rinite tem uma morbidade significativa, custo financeiro importante, perda de produtividade (faltas à escola e ao trabalho).


03/05/2010
TESTE DE CONTATO - LEITURA 5 DIAS
No caso suspeito de dermatite alérgica, o teste de contato é a melhor ferramenta para identificar a substância responsável. Para evitar a piora clínica do paciente, os testes devem ser feitos quando o processo inflamatório estiver sob controle.


01/04/2010
CONTROLE PARA DIMINUIR A EXPOSIÇÃO POLENS E FUNGOS-DO-AR
Uma pessoa sensível a polens e/ou a fungos-do-ar pode amenizar os sintomas da sua alergia. Lembrando que os polens tanto quanto os fungos-do-ar podem estar presentes no ar que respiramos, e assim, infernizar a vida da pessoa sensível.


01/03/2010
RECOMENDAÇÕES AO PACIENTE COM DERMATITE ATÓPICA
A dermatite atópica é mais freqüente em crianças do que nos adultos, a coceira é um dos fatores mais importante ocasionando irritação da pele e eczema, estabelecendo assim um ciclo vicioso.


01/02/2010
MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM ALERGIA
A história e a avaliação clínica de uma alergia são importantes, pois com os dados obtidos ajudam o médico a tomar uma melhor decisão. Os antecedentes familiares e pessoais são úteis quando temos pela frente uma condição genética.


04/01/2010
TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA - 3/3
A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira, emanações de bicho de estimação, fungos-do-ar, polens, veneno de abelha,formiga lava-pés...


02/12/2009
TRATAMENTO DA ALERGIA RESPIRATORIA 2/3
Por alergia, entendem-se as repostas imunes indesejadas contra substâncias que venceram as barreiras como, os epitélios, as mucosas e as enzimas. A resposta imune pode levar a diferentes quadros patológicos, sendo nocivas aos organismos acometidos.


02/11/2009
TRATAMENTO DE ALERGIA RESPIRATÓRIA - 1/3
O sistema imune tem a importante tarefa de proteger e defender o nosso organismo dos agentes patológicos externos e toxinas, além de distinguir o que é perigoso do que não é. Ter a capacidade de reconhecer o que é do próprio do organismo do que não é.


01/10/2009
ALERGIA A INSETOS PICADORES - CHOQUE ANAFILÁTICO
As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que ferroam e injetam veneno em suas vítimas.


01/09/2009
ALERGIA A INSETOS SUGADORES
A maioria das pessoas não-alérgicas a picadas de insetos geralmente apresentam uma reação papulosa no local da picada do inseto. A pápula surge em 5 a 20 minutos e dura uma hora, desaparecendo a seguir. A pápula (uma pequena elevação da pele)


03/08/2009
ÁCAROS - FONTES DE ALERGIZAÇÃO
Os alérgenos mais freqüentemente encontrados em nosso meio são os ácaros e eles são responsáveis pelas crises de asma e rinite alérgica. Os ácaros têm uma intima relação conosco, ou seja, vivem em nossa cama, em nosso travesseiro e em nossas cobertas.


27/07/2009
DERMATITE DE CONTATO: CADA VEZ MAIS FREQUENTE
A dermatite de contato é uma resposta inflamatória da pele, resultante da exposição tópica a substâncias químicas presente no ambiente. Pode ser provocada por irritação ou mecanismo alérgico.


27/07/2009
GRIPE SUÍNA E OUTRAS VIROSES AGUDAS
A gripe suína está se espalhando numa velocidade muito grande e chegará a nós rapidamente. A Clínica de Alergia Respiratória coloca a sua disposição o tratamento com as técnicas do BodyTalk.


25/07/2009
URTICARIA DE CONTATO
Urticária de contato é uma reação imediata e transitória que ocorre na pele após contato direto com uma substância agressora provocando edema (inchaço) e vermelhidão.


24/07/2009
ABELHAS ASSASSINAS
Abelhas assassinas invadem o sul dos Estados Unidos


24/07/2009
ALERGIA MEDICOM
Texto publicado no informativo da Medicom


24/07/2009
GUIA SOBRE ALERGIA
Guia publicado na revista Veja


27/04/2009
DESORDENS ALIMENTARES: COMO SOBREVIVER - 5 de 5
Quando alguém é alérgico ao leite de vaca, ovos ou trigo é um problema muito sério, pois nossa culinária os utiliza rotineiramente. Estes ingredientes são à base de nossa alimentação e muitas vezes eles estão ocultos em muitos produtos industrializados.


07/04/2009
INTOLERÂNCIA ALIMENTAR EMOCIONAL (IAE) - 4 de 5
Na alergia alimentar (AA) está envolvido o sistema imune, a intolerância alimentar metabólica (IAM) está envolvida a deficiência de enzimas, problemas de absorção e infecções intestinais.


16/03/2009
DESORDENS ALIMENTARES: INTOLERÂNCIA ALIMENTAR METABÓLICA (IAM) - 3 de 5
A IAM ocorre quando o organismo não consegue digerir adequadamente um alimento por deficiência enzimática, redução da superfície de absorção do intestino e infecções.


18/02/2009
DESORDENS ALIMENTARES: MEDIDAS PREVENTIVAS - 2 de 5
Os alérgenos alimentares (proteínas) quando são absorvidos no Trato Gastrintestinal (TGI) interagem com o sistema imune e podem desenvolver alergias. O bebe apresenta uma maior incidência de AA, uma vez que não possuem barreira eficaz no TGI.


27/01/2009
DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL
O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental do sistema imune e sua importância aumentou significativamente


05/01/2009
CANDIDIASE VAGINAL
A candidiase vaginal é a causa mais freqüente de infecções genitais e é bastante característica. A infecção se apresenta como um corrimento genital branco de aspecto grumoso, coceira ou ardor genital e dor a micção.


02/10/2008
URTICÁRIA E ANGIOEDEMA: NÃO AGUENTO DE TANTO COÇAR
A urticária pode ser um transtorno alérgico e/ou não-alérgico muito comum, afeta pelo menos 20-30% da população em algum momento da vida.


01/08/2008
COCEIRA (PRURIDO)
Diz o dito popular diz que Comer e coçar basta começar. A coceira (prurido) instintivamente leva a pessoa a coçar. Quando a coceira é intensa e persistente a pele fica avermelhada (rubor).


02/07/2008
ALTERAÇÕES DENTÁRIAS PROVOCADA PELA RINITE
As crianças portadoras de rinite alérgica são sérias candidatas a usar aparelho nos dentes para corrigi-los. Lembrando que a mucosa nasal não tem efeito direto sobre a dentição, e sim à obstrução nasal (nariz entupido).


01/07/2008
CHIADO NO PEITO SIGNIFICA ASMA?
Todos os anos principalmente durante o período outono-inverno, o número de crianças que apresentam chiado de peito é grande.


02/05/2008
SINDROME DE ALERGIA ORAL (SAO)
Na Europa é descrita uma alergia que acompanha a rinoconjuntivite alérgica associada aos polens: a Síndrome Alérgica Oral (SAO). Cerca de 70% das pessoas afetadas sofrem de alergia a pólen de Bétula...


07/03/2008
ARTIGO PUBLICADO NA ESPANHA PELA REVISTA QUO NUMERO 139 DE ABRIL DE 2007.
Artigo Muito Interessante Sobre As Alergias De Modo Geral, Serve Como Orientação Para As Pessoas De Modo Geral.


07/03/2008
RESFRIADO QUE NUNCA ACABA
Resfriado que nunca acaba é na maioria dos casos a RINITE ALÉRGICA. Doença comum que afeta tanto criança como adulto, geralmente confunde-se com gripe ou resfriado.


07/03/2008
CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS NO MANEJO DA ASMA
Considerações especiais são necessárias no manejo da asma em relação


25/01/2008
POLINOSE: QUANDO AS FLORES PROVOCAM ALERGIA - PARTE 1/2
A polinose geralmente se manifesta com crises de rinoconjuntivite e/ou de asma, ambas apresentam características de ocorrerem durante o período de floração da planta da qual a pessoa é sensível.


25/01/2008
POLINOSE: QUANDO AS FLORES PROVOCAM ALERGIA - PARTE 2/2
A rinite alérgica provocada por polens caracteriza-se por coceira ocular, olhos vermelhos e lacrimejantes, muitos espirros, coriza aquosa, coceira do céu da boca e garganta, ausência ou presença de nariz entupido (obstrução nasal).


30/11/2007
AMÍDALAS & ADENÓIDES E ALERGIA RESPIRATÓRIA
O sistema imune protege nosso organismo das agressões do ambiente externo tais como, infecções por bactérias ou fungos e das substâncias estranhas.


28/11/2007
PRÉ-CONDIÇÃO PARA CURAR UMA DOENÇA ALÉRGICA OU NÃO
A unidade funcional do ser humano é o sistema mente/corpo, e cada um tem sua própria sabedoria. O poder de cura de seu organismo é parte de você, ou seja, a consciência usa o corpo como um instrumento para expressar seus propósitos e individualidade.


28/11/2007
PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA
O cuidado apropriado com a asma pode ajudar o paciente a prevenir a maior parte das crises, a ficar livre de sintomas problemáticos diurnos e noturnos e a manter-se fisicamente ativo.


24/09/2007
VACINA ANTIALÉRGICA - MITOS E VERDADES
Foi só no começo do século 20 que começou o estudo da imunologia, quando muitos pesquisadores começaram a preocupar-se com esse assunto.


24/09/2007
ALIMENTOS QUE PODEM PIORAR AS ALERGIAS CUTÂNEAS
A pessoa com manifestação cutânea pode ter os sintomas agravados quando usa a substância química da qual é alérgico ou sensível. Siga a orientação de seu alergista...


24/09/2007
IMUNOTERAPIA - MITOS E VERDADES
Matéria publicada na revista Pediatria dia a dia ano 10 - nº 40 - março de 2007


01/08/2007
PROGRAMA PARA CONTROLAR A ASMA
O cuidado apropriado com a asma pode ajudar o paciente a prevenir a maior parte das crises, a ficar livre de sintomas problemáticos diurnos e noturnos e a manter-se fisicamente ativo.


01/08/2007
CLASSIFIQUE A GRAVIDADE DE SUA ASMA
Classificar a asma como intermitente, persistente leve, persistente moderada ou persistente grave com base na avaliação combinada dos sintomas e da função pulmonar.


01/08/2007
O SISTEMA IMUNE E AS ALERGIAS
O sistema imune tem a tarefa de proteger e defender o nosso organismo dos agentes patológicos externos e toxinas, além de distinguir o que é perigoso do que não é.


31/07/2007
INMUNOTERAPIA CON ALERGENOS
Vacunas terapéuticas para las enfermedades alérgicas


12/06/2007
O QUE SE SABE SOBRE A ASMA?
Infelizmente... a asma é uma das doenças crônicas mais comuns em todo mundo, cuja prevalência está aumentando (aproximadamente 300 milhões de pessoas), especialmente entre as crianças.


12/06/2007
DIAGNÓSTICO DA ASMA - ISSO É ASMA?
O artigo é parte do MANUAL DE BOLSO PARA MANEJO E PREVENÇÃO DA ASMA publicada pela GLOBAL INITIATIVE FOR ASTHMA (GINA). Para maiores informações acesse o website da GINA em www.ginasthma.org


12/06/2007
DERMATITE (ECZEMA) DE CONTATO
A pele exerce a função principal de revestimento e proteção do corpo humano contra fatores físicos e químicos do ambiente. A pele também tem papel importante na regulação térmica e no controle de fluxo sangüíneo.


14/05/2007
DERMATITE DE CONTATO - TESTE DE CONTATO
Se o médico suspeita de uma dermatite de contato alérgica, o teste de contato é a melhor ferramenta para identificar o agente responsável.


02/05/2007
DERMATITE DE CONTATO - METAIS
A dermatite de contato é um processo inflamatório causado pelo contato de uma substância na superfície da pele, o que provoca uma erupção


03/04/2007
DERMATITE DE CONTATO MÃOS E PÉS
A dermatite de mão ocupacional (profissional) é uma doença cuja evolução é de mau prognóstico, pois pode incapacitar a pessoa para o trabalho e piorar sua qualidade de vida


03/04/2007
TESTE ALÉRGICO CUTÂNEO - LEITURA IMEDIATA
Quando alguém é alérgico, ele o é por inteiro, porém a alergia se manifesta num órgão de choque, ou seja, ela pode afetar os pulmões (asma), o nariz (rinite), a pele (urticária)...


01/03/2007
DERMATITE ATÓPICA
O portador da atopia tem um fator genético importante que facilita as sensibilizações ao produzir grande quantidade de anticorpos da classe IgE (anticorpo da alergia) aos alérgenos que entram em contato com o corpo pelas vias mucosas.


01/03/2007
AVALIAÇÃO DO FLUXO PULMONAR: ESPIROMETRIA
O espirômetro é um equipamento que serve para medir o ar que entra e sai dos pulmões. A espirometria pode ser feita durante a respiração


29/01/2007
ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO ESPIROMÉTRICA
A avaliação respiratória por meio da espirometria é um método prático para medir as funções respiratórias.


04/12/2006
TOSSE CRÔNICA: ADULTO NÃO-FUMANTE
Muitas doenças são responsáveis por quadros de tosse; portanto, é muito importante diferenciar tosse aguda de tosse crônica...


04/12/2006
ALERGIA ALIMENTAR: UMA VISÃO PANORÂMICA
No dia-a-dia de um consultório de alergia é muito comum o cliente chegar achando que seu problema alérgico está relacionado à alergia alimentar, principalmente quando se trata de lesões de pele.


04/12/2006
ALERGIAS AO LÁTEX
O látex, um componente da borracha natural produzido pela seringueira, é um produto com características especiais, por isso muito utilizados em produtos hospitalares...


19/10/2006
ALERGIA EM CRIANÇAS
Estima-se que 30 milhões de brasileiros tenham algum tipo de alergia, Em muitos indivíduos essas alergias surgem na infância, quando geralmente elas cursam como doenças crônicas


19/10/2006
TOSSE CRÔNICA NA CRIANÇA
O corpo humano, como organismo vivo, tem vários mecanismos fisiológicos de proteção. A tosse, que é um deles, é fundamental...


12/09/2006
EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS
Geralmente muitos medicamentos causam efeitos colaterais de pequena monta, tais como azia quando se toma AAS ou secura na boca quando se toma um vasoconstrictor


10/08/2006
VACINA ANTIALÉRGICA - UM TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA
A imunoterapia é o tratamento preventivo para impedir as reações alérgicas provocadas por substâncias como ácaros da poeira caseira, emanações de bicho de estimação, fungos-do-ar, polens, veneno de abelha, formiga lava-pés...


10/08/2006
ALERGIA A INSETOS SUGADORES
A maioria das pessoas não-alérgicas a picadas de insetos geralmente apresentam uma reação papulosa no local da picada do inseto. A pápula surge em 5 a 20 minutos e dura uma hora, desaparecendo a seguir.


10/08/2006
ALERGIA A PICADA DE INSETOS SUGADORES
As manifestações alérgicas a picadas de insetos sugadores afetam mais as crianças e raramente os adultos. Podemos fazer uma série de medidas para minimizar a exposição a eles.


11/07/2006
AS CRISES DE ASMA PODERÃO AFETAR MEU BEBÊ
As crises de asma estão entre os problemas que potencialmente podem complicar a evolução normal da gravidez. É sempre bom lembrar que as grávidas podem apresentar rinite alérgica...


11/07/2006
CONTROLE DE INSETOS PICADORES
As pessoas com manifestações alérgicas a ferroadas de insetos (picadores) devem minimizar a exposição a eles. Qualquer um de nós pode ser ferroado por insetos picadores...


05/06/2006
EVOLUÇÃO DA ASMA DURANTE A GRAVIDEZ
A asma, que afeta 7% das grávidas, é uma doença comum que potencialmente pode complicar, mas, quando é bem controlada, não representa risco significativo para mãe e feto.


05/06/2006
URTICÁRIA: O QUE VOCÊ DEVE SABER
Urticária popularmente conhecida como empolamento geralmente aparece de repente, de forma aguda. As crises começam com coceira na pele...


05/06/2006
ALERGIA A INSETOS PICADORES
As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que ferroam e injetam veneno em suas vítimas.


12/05/2006
ALERGIA RESPIRATÓRIA A BICHOS DE ESTIMAÇÃO
Milhões de famílias brasileiras adoram ter animais de estimação dentro de casa, principalmente cães e gatos. Os bichos de estimação servem de companhia


12/05/2006
ASMA: MEDICAÇÃO BRONCODILATADORA
No Brasil, aproximadamente 30 milhões de pessoas sofrem com a asma. E viver com uma doença crônica é muito difícil! Muitos asmáticos muitas vezes ficam impedidos de praticar atividades


12/05/2006
ALERGIA RESPIRATÓRIA - POEIRA DOMICILIAR - Peguntas e Respostas
A poeira domiciliar desencadeia crises de coriza aquosa, nariz entupido, coceira de nariz, lacrimejamento dos olhos e espirros no sofredor alérgico.


12/05/2006
EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA ALÉRGICOS E ASMÁTICOS
Os exercícios físicos estimulam o organismo inteiro, pois somos constituídos de ossos, músculos, tendões, coração, pulmões...


12/05/2006
ALERGIA RESPIRATÓRIA - POEIRA DOMICILIAR - Peguntas e Respostas
A poeira domiciliar desencadeia crises de coriza aquosa, nariz entupido, coceira de nariz, lacrimejamento dos olhos e espirros no sofredor alérgico.


20/04/2006
SINUSITE
Estima-se que 30 milhões de brasileiros são afetados a cada ano pela sinusite. A sinusite é uma infecção ou uma inflamação dos seios da face.


20/04/2006
ASMÁTICO COM VARICELA - MEU FILHO CORRE RISCOS
A varicela (catapora) é uma virose que acomete principalmente as crianças e mais raramente os adultos jovens. As crianças que pegam a virose têm febre alta e passam mal durante vários dias.


31/03/2006
ASMA OCUPACIONAL
Muitas pessoas desenvolvem crises de chiado de peito, falta de ar, aperto no peito e tosse no local do trabalho. Se isso estiver acontecendo com você, pode haver a possibilidade de uma asma ocupacional.


31/03/2006
CONJUNTIVITE ALÉRGICA
As crises de conjuntivite alérgica começam quando os olhos lacrimejam, avermelham e coçam, e essas crises se tornam freqüentes.


14/03/2006
CLASSIFICAÇÃO DA ASMA - ENTENDA SUA CONDIÇÃO CLÍNICA
Informações importantes para quem tem asma. Os objetivos destas informações são facilitar sua vida e torná-la melhor; uma vida mais livre dos sintomas.


14/03/2006
ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS NA RINITE ALÉRGICA
Espirrar, nariz entupido, coriza aquosa e lacrimejar os olhos não são sintomas exclusivos da rinite alérgica. Da mesma forma, os sofredores de rinite dizem ter sonolência, falta de concentração ou esquecimento de fatos.


06/03/2006
FUNDAMENTOS DE IMUNOTERAPIA (VACINA ANTIALÉRGICA)
A imunoterapia antialérgica é baseada em dois princípios fundamentais do sistema imune: especificidade e memória.


06/03/2006
PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA
As alergias do trato respiratório são cada vez mais freqüentes. Em média 10% dos brasileiros sofrem de alergias, número que chega a 15% entre crianças e adolescentes.


06/03/2006
PLANEJAMENTO DO TRATAMENTO DA ASMA BRÔNQUICA
O estudo do sistema imune (proteção) surgiu no início do século 20, com futuro muito promissor, mas isto não se confirmou de imediato.


06/03/2006
RECOMENDAÇÕES AOS PACIENTES COM ASMA ALÉRGICA
Estas informações são importantes para as pessoas com manifestações alérgicas dos pulmões e do aparelho respiratório, que geralmente costumam ter os sintomas agravados quando em contato com substâncias alergênicas e/ou irritantes.


06/03/2006
RECOMENDAÇÕES AOS PACIENTES COM RINITE ALÉRGICA
Estas informações são importantes para as pessoas com manifestações de rinite alérgica, que geralmente costumam ter os sintomas agravados quando em contato com substâncias alergênicas e/ou irritantes.